terça-feira, 25 de junho de 2013

A PRIMAVERA BRASILEIRA

Finalmente esgotou a paciência do povo brasileiro. É tão violento o desprezo dos governantes com a saúde pública, com a educação e a segurança que a população cansada se revoltou. Explodiu. Ferveu até a boca da tampa. 

É tanta corrupção, tanta roubalheira, tanta impunidade, tanto superfaturamento, tanta bandalheira, que o povo desencantado saiu da passividade. Nossa gente não aguentou mais pagar impostos sem receber o devido retorno. Os políticos, em maioria, entram para essa atividade, para enriquecer, para roubar; e o povo que se arrebente. Os políticos pensam que são os donos do país, e rapinam os cofres públicos a mancheias. Enriquecem do dia para a noite. No brasil, mandato, significa ter a posse de um bilhete premiado. 

É muito dinheiro mal canalizado. É muito grande o desvio de verbas; fortunas que não chegam ao destino, que deu nojo, raiva, revolta, e o povo indignado reagiu. Parece um milagre, mas o povo reagiu. 

Gastos públicos excessivos e mal dirigidos, e uma interminável desatenção, um menosprezo, uma covardia da classe política com a população brasileira, que não restou outra alternativa, senão os protestos que vemos agora maravilhados. 

Os maus políticos transformaram nosso país num imenso navio pirata, onde eles são os saqueadores do tesouro de todos nós. Político ladrão é uma espécie privilegiada de criminoso, que só conhece cadeia por fora, e olhe lá. Sempre têm uma manobra que os livra do vexame. 

Alguns se queixam de excessos nas manifestações. Mas existe pior excesso do que o descaso com a saúde neste país? Como pode sobrar fortunas colossais para construir estádios milionários, verdadeiros colossos para uma copa do mundo, enquanto as pessoas morrem nas filas dos hospitais por falta de atendimento? Por que não construíram hospitais e escolas públicas com o padrão Fifa? Por quê? 

Como pode uma cirurgia no SUS demorar dois ou mais anos para ser realizada? Como pode uma consulta especializada chegar a demorar seis meses para ser feita? Como pode, tudo isso acontecer? 

Como pode as pessoas morrerem por falta de vaga numa UTI? Como pode? Onde fica o respeito à dignidade humana? Definitivamente, por aqui acabou o senso humanitário, e o amor ao próximo. É só ganância. Só ganância. A classe política atirou o povo brasileiro na lata de lixo. 

Como pode os professores do nosso país receberem um salário miserável. Logo eles que são aqueles que nos formaram e formarão as futuras gerações? Como pode, esta vergonha? 

Como pode as nossas polícias receberem tão pouco para proteger a população? Como pode? 

Agora, vão ver como vivem esses políticos corruptos. Vão olhar os banquetes que patrocinam, os charutos cubanos que fumam, as bebidas antigas que bebem, os palacetes em que moram, e o dinheiro roubado que escondem, e irão ver a vida nababesca que levam. 

Mas por felicidade a juventude acordou. Os jovens, que são sempre eles que mudam o mundo, saíram do Facebook e tomaram as ruas do país. Soltaram a voz exigindo cidadania. 

Pois é! Maltrataram, desprezaram tanto a força do povo, que o leão que parecia morto, pulou da resignação e virou fera, e quer, e vai conseguir todas as mudanças necessárias. Vocês, políticos corruptos, vão ser varridos do cenário. Vocês que jamais ouviram o povo, agora vão pagar por serem surdos. A voz das ruas está rugindo, transformada numa fera, pacífica, mas fera. 

Fico orgulhoso da nossa juventude, que em todos os cantos do país, reagiu e foi a luta. Vi uma moça com um cartaz que dizia: “ O dia vai raiar sem pedir licença.” E outra frase pintada numa cartolina: “ - Desculpe o transtorno, estamos mudando o país.” Juro que chorei. 

Sabemos que esse movimento nacional é só o começo de uma grande virada de mesa. Essa indignação, essa insatisfação, é só um aperitivo. Ninguém consegue calar esse grito. Ninguém consegue amordaçar essas bocas que clamam por mudanças. Que belo momento este levante democrático! De todos nós que não nos sentimos representados por essa corja de políticos falcatruas e arrogantes. 

E os políticos aproveitadores estão perdidos; escondidos, não sabem o que dizer. Enfiaram os seus rabos sujos e fedorentos no meio das pernas, assustados. 

Vai ser assim doravante. O coletivo em primeiro lugar. O futuro chegou. Já pertence a toda esta juventude que está exigindo mudanças; hoje nas ruas e amanhã nas urnas. 

E quanto aos movimentos de rua no país, pensem: “ - se desalojarem nossos sonhos e negarem nossos direitos ocuparemos seus pesadelos, e governo não age, só reage na pressão.” Basta ver as promessas recentes da presidente. Promessas estas, filhas legítimas da pressão popular. 

Depois de outras primaveras redentoras já feitas no mundo, agora viva a primavera brasileira. 

Basta! Chega desses políticos carreiristas, demagogos aproveitadores e safados! Chega! Não mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário